Image hqdefault

Em mais um bate-boca protagonizado na sessão plenária desta quarta-feira (21/3), o ministro Luís Roberto Barroso acusou o colega Gilmar Mendes de “desonrar e envergonhar” o Supremo Tribunal Federal, além de “estar sempre atrás de interesses que não são os da Justiça” e de representar uma mistura do “atraso e pitadas de psicopatia”. Em resposta, Mendes disse que recomendaria a Roberto Barroso “fechar seu escritório de advocacia”.

A nova desavença entre os ministros foi provocada após Gilmar Mendes indicar que Barroso teria sido esperto ao tentar avançar com a liberação do aborto em julgamento na 1ª Turma do Supremo. Sem citar o colega, Mendes ainda fez referência a seres “iluminados”- fazendo alusão ao artigo dele em que defende papel iluminista do STF –  e provocou reforçando a linha do que chama de “Direito achado na rua”.

O episódio, em meio ao julgamento de uma matéria eleitoral, levou a presidente do STF, Cármen Lúcia, a suspender a sessão.

Sem falar diretamente o nome do colega, Gilmar afirmou que ele deveria estar no Legislativo. Barroso, então, tomou a palavra e disparou contra Gilmar: “Me deixa de fora desse seu mau sentimento, você é uma é a mistura do mal com atraso e pitadas de psicopatia. Vossa Excelência nos envergonha. Sozinho desmoraliza o tribunal, não tem patriotismo, tem sempre interesse por trás que não é o da Justiça. Coisa horrorosa. Vergonha. Muito feio isso”, disse.

Gilmar reagiu, mas Barroso seguiu no ataque e disse que o colega é agressivo e, nesta sessão, já havia ofendido a presidente, Cármen Lúcia, e o ministro Luiz Fux. Em meio à tensão, Cármen chamou o intervalo a fim de acalmar os ânimos, mas Gilmar não aceitou a ordem da presidente e disparou: “O senhor deveria fechar seu escritório de advocacia”.

Veja a transcrição do bate-boca dos ministros.

Gilmar Mendes:

O direito do eu acho, que é o direito o achado na rua… Eu posso achar acho o que quiser. Ache na Constituição. Eu posso achar o que quiser. Eu quero mudar isso. Mude para o Congresso, consiga voto. Aaaaa eu sou o iluminado. Talvez faça viagem para o céu. Começa a viagem espacial. Talvez tenhamos alguém faltando no planeta solar. Temos responsabilidade institucional. É da Constituição que se cuida. O sistema ficou pior, sem condições de corrigir.

Já temos as mãos queimadas. As nossas intervenções no processo eleitoral deram errado. A partir da cláusula de barreira. A explosão partidária tem a ver com a decisão que produzimos. A portabilidade também. Veja a consequência desse tipo de situação, me parece inconstitucional, tem que haver transparecia. É claro que continua a ter graves problemas. Vamos resolver o problema na esfera eleitora. É preciso que se denuncie isto. Anteveja esse tipo de manobra. Não se pode fazer isso com o Supremo. Agora Vou dar um de esperto e conseguir a decisão do aborto. De prefeencia na turma, Com dois ministros, três ministros

Roberto Barroso:

Me deixa de fora desse seu mau sentimento. Você é uma pessoa horrível, mistura do mau com atraso e pitadas de psicoativa. Isso não tem nada a ver com o que está sendo julgado aqui. Fazer um comício com ofensas, grosserias. Não consegue articular um argumento. Ofendeu a presidente, o ministro Fux e agora chegou a mim. A vida para vossa excelência é ofender as pessoas. Não tem uma ideia. Só ofende as pessoas. Qual a sua proposta? Nenhuma, Nenhuma. Bílis, ódio, mau sentimento, mau secreto. É uma coisa horrível. Vossa excelência nos envergonha, é uma desonra para o tribunal, para todos nós. Temperamento agressivo, grosseiro, rude. É péssimo isso. Conviver com vossa excelência.  Vossa excelência sozinho desmoraliza o tribunal. É ruim, penoso ter que conviver com vossa excelência aqui. Não tem ideia. Não tem patriotismo. Está sempre atrás de interesse que não é o da Justiça. É uma coisa horrorosa. Constrangimento, é muito feio isso. Isso é o Supremo Tribunal Federal.

Gilmar Mendes:

Presidente eu estou com palavra e continuo com a palavra. Vou recomendar ao ministro Barroso que feche o seu escritório, feche o seu escritório de advocacia!

Cármen Lúcia:

Está suspensa a sessão. Está suspensa a sessão.

ASSISTA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here