Image boqueirão-696x393

Responsável pelo abastecimento de mais de um milhão de paraibanos de cidades como Campina Grande e mais de 18 municípios do Compartimento da Borborema, o Açude Epitácio Pessoa em o Boqueirão está com quase 100 milhões de metros cúbicos e ultrapassa 23% de sua capacidade

Nos últimos quatro dias, o açude Epitácio Pessoa recebeu mais de 25 milhões de metros cúbicos de água e hoje, conforme dados do Departamento Nacional de Obras Conta a Seca (DNOCS), o Boqueirão está com 23,4% de sua capacidade total.

O volume do açude é de 96.487.560 e caso receba a mesma quantidade das últimas 24 horas, o açude deverá alcançar os 100 milhões de metros cúbicos. “De segunda para hoje houve um aumento de 46 centímetros na lâmina d’água , o correspondente a 5.950.187 m3”, segundo dados do DNOCS.

Até ontem, Boqueirão havia aumentadpu 22,42 milhões de m³. e chegou a com 23,44% da sua capacidade total de 411,6 milhões de m³..

Segundo os dados de monitoramento da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), o manancial acumulava na terça-feira (10) o volume de 96.487.561 milhões de metros cúbicos de água.

Na sexta-feira (6), o açude Boqueirão armazenava 71.227.638,40 milhões m³ de água. O reservatório é responsável pelo abastecimento de Campina Grande e outras 18 cidades da região. Desde a quarta-feira (4) suas comportas foram abertas para atender outros 14 municípios, através do sistema de abastecimento da barragem de Acauã.   Com a chegada de novo aporte hídrico, esse quadro voltou a ser alterado.

 

Sangria – Por conta das fortes chuvas no Sertão, oito açudes estão sangrando na Paraíba,  De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), alguns açudes saíram de um nível com 0% da sua capacidade, para o limite máximo, em apenas uma semana. O açude Bom Jesus, que fica no município de Carrapateira, ultrapassou a sua capacidade total de águas, chegando a atingir 107,89%.

o açude São José I, em São José de Piranhas, que saiu de 1% para 103% da capacidade máxima de água. Foram mais de 100 mil metros cúbicos de água transbordando na região. Também atingiram a capacidade máxima, os açudes de Cachoeira da Vaca, em Cachoeira dos Índios, os de Araçagi e Cafundó e  os açudes Olho D’Água, Pimenta e Vazante.

O açude Manoel Marcionilo, em Taperoá, transborda desde a última segunda-feira (9), por causa das fortes chuvas na região. O manancial está com mais de 15 milhões de metros cúbicos.

 

Com PB Agora

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here