Image sus-696x522

Buscando aperfeiçoar o atendimento e agilizar a entrada dos pacientes, o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande orienta a todos que chegarem na unidade para que apresentem o Cartão do SUS.

Em média, são atendidas 250 pessoas por dia e em torno de 30 usuários esquecem ou não têm o documento quando procuram os serviços na Unidade de Saúde.

O Ministério da Saúde determina que todas as internações e atendimentos hospitalares devem conter nos seus registros o número do Cartão Nacional do SUS do paciente, mesmo nos casos de pessoas portadores de outros planos de saúde.

Todo cidadão brasileiro deverá ter em mãos o Cartão Nacional da Saúde (CNS) para ser atendido nos locais que prestam serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A determinação está na Portaria N° 763, de 20 de julho de 2011, do Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde orienta ainda que mesmo aqueles que possuem plano devem portar o cartão para evitar imprevistos.

COMO OBTER O CARTÃO DO SUS EM CAMPINA GRANDE

Em Campina Grande o cidadão pode retirar o seu Cartão do SUS no Centro de Saúde Dr. Francisco Pinto de Oliveira, que fica na Rua Venâncio Neiva cruzamento com a Floriano Peixoto.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

1 – Retirada do cartão pela primeira vez:

  • Adulto: levar originais da (Identidade ou Carteira de Motorista ou Carteira de Trabalho), CPF e comprovante de residência no seu nome. Se o número do CPF já constar em um dos documentos de identificação sugeridos, não precisa levar o original. Ex.: Se já constar na sua Identidade o número do seu CPF, não precisa levar o CPF original.
  • Criança: Originais e cópias da Certidão de Nascimento, CPF e comprovante de residência.

2 – Transferência:

  • Se você vem de outra cidade é importante pegar uma declaração de transferência. Essa declaração você pega no mesmo local aonde se tira o Cartão do SUS (Centro de Saúde Dr. Francisco Pinto). Lá os atendentes lhe orientarão sobre os passos seguintes.

OBS.:

  • Só podem fazer o cartão de outra pessoa parentes em primeiro grau. Avós podem fazer dos seus netos.
  • Casados devem apresentar a Certidão de Casamento e originais dos documentos pessoais + comprovante de residência.
  • Caso você não tenha comprovante de residência em seu nome, comunique este fato aos atendentes para que você pegue um declaração que deverá ser preenchida.

Com Campina FM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here