Procissões e Missas marcam as comemorações ao dia de Corpus Christi nesta quinta-feira (31), em João Pessoa e Campina Grande.

Segundo a Arquidiocese da Paraíba, o dia comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Na capital, a celebração acontece na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no Centro. Em Campina Grande, a celebração é na Catedral Diocesana.

Em João Pessoa, a programação oficial começa às 8h, com adoração e terço. Às 9h, uma missa será celebrada pelo Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson, seguida de adoração até às 16h, quando ocorre uma procissão que segue para o adro da Igreja de São Francisco.

Em Campina Grande, uma missa solene acontece às 10h, com o padre Luciano Guedes, seguida de adoração, às 11h30. No período da tarde, a missa será celebrada pelo Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos e termina com com uma procissão pelas ruas do Centro da cidade, com uma bênção final na Praça da Catedral.

A Festa de “Corpus Christi” é a celebração em que solenemente a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas.

Nesta festa os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.

A Festa de Corpus Christi surgiu no séc. XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, (†1258) que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia.

Com PB Agora

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here