Image helio

O músico campinense Hélio de Souza o “Hélio batera” de 55 anos que há mais de vinte anos toca na banda do cantor campinense Capilé, sofreu um infarto na manhã dessa terça feira 06. Ele foi levado as pressas para o Hospital de Trauma de Campina Grande e seu estado de saúde é considerado estável.

A equipe da ANTV conversou na tarde dessa quarta feira 06 com o cantor Capilé que se mostrou preocupado com a situação do músico. “A equipe médica deve fazer um cateterismo e coloca-lo na UTI do Trauma. Se for necessário faremos a transferência para um hospital mais especializado nesse tipo de problema”. Confirmou Capilé.

Image bilhetão

O QUE É CATETERISMO?

O cateterismo é um procedimento médico considerado invasivo (ou seja, que invade os tecidos) para diagnóstico de algumas condições cardíacas. O cateter, composto por um tubo longo e flexível, é colocado dentro de um vaso sanguíneo através de uma pequena incisão e guiado até o coração.

Algumas vezes um pigmento especial é colocado no cateter para fazer com que o interior do coração e vasos sanguíneos apareçam no raio-x. O pigmento pode mostrar se placas estreitaram ou bloquearam as artérias coronárias. As placas são feitas de gordura, colesterol, cálcio e outras substâncias encontradas no sangue. Este acúmulo causado pela sedimentação destas substâncias acaba por estreitar o interior das artérias e pode restringir o fluxo de sangue ao coração. Quando isso acontece é chamado de doença da artéria coronária.

Bloqueios nas artérias também podem ser vistos usando ultrasom durante o cateterismo cardíaco. O ultrasom usa ondas sonoras para criar imagens detalhadas dos vasos sanguíneos do coração, desta forma, os médicos podem tomar amostras de sangue e músculo cardíaco durante o cateterismo, assim como realizar pequena cirurgia cardíaca.

Cardiologistas geralmente fazem o cateterismo no hospital com a pessoa acordada durante o procedimento. Há pouca ou nenhuma dor durante o cateterismo, porém a pessoa pode sentir dolorido no vaso sanguíneo onde o médico inseriu o cateter. O cateterismo cardíaco raramente causa complicações sérias. Em geral, dura entre 30 e 60 minutos, conforme o procedimento realizado. Feito na sala de cateterismo, com o paciente acordado (anestesia local), deitado sob um aparelho de raio-X. Só em criança é usado anestesia geral para evitar agitação.

Da redação