Image são-joão-3-696x392
Com sede em Pereiro, a Brisanet leva internet de fibra óptica para cerca 200 mil assinantes no Interior de quatro estados e em breve estará em Campina Grande.

Uma coisa já é certa. O Maior São João do Mundo atrai pessoas de várias localidades da Paraíba e de outros estados.

Uma equipe da empresa Brisanet comandada por um dos seus diretores o jovem Pedro Sales Queiroz está em Campina Grande. A equipe veio acompanhar as obras que estão em andamento na cidade, a conclusão do cabeamento de fibra óptica, mas também veio ver a festa do Maior São João do Mundo. Em conversa com a nossa equipe Pedro Sales disse que já esteve  outras vezes de passagem muito rápida pela cidade, mas, garante. “A cada ano que passa o evento fica melhor, a estrutura da festa, o clima junino que é peculiar a cidade. Campina sempre está aprovada e se depender da gente a nossa empresa estará como patrocinadora da festa na edição de 2019”, comentou.

Hoje a noite ele terá um encontro com o prefeito Romero Rodrigues no camarote do Parque do Povo onde o assunto principal será os grandes investimentos que a empresa vem fazendo na cidade.

A Brisanet é uma empresa criada no estado do Ceará com atuação no Rio Grande do Norte e Paraíba e leva cabos tecnológicos para a frente de milhares de casas na região. Ao todo, é uma rede de mais de 30 mil quilômetros. Ela se conecta a cabos submarinos que chegam à Praia do Futuro, em Fortaleza, e permitem que os clientes tenham acesso à internet a ótimas velocidades, além de TV a cabo e telefone.

Image brisanet-300x109

Sede da Brisanet em Pereiro CE

O que é a fibra óptica?

Fibra óptica (ou ótica) é um filamento flexível e transparente fabricado a partir de vidro ou plástico extrudido e que é utilizado como condutor de elevado rendimento de luz, imagens ou impulsos codificados. Têm diâmetro de alguns micrômetros, ligeiramente superior ao de um fio de cabelo humano. Por ser um material que não sofre interferências eletromagnéticas, a fibra ótica possui uma grande importância em sistemas de comunicação de dados.

Inicialmente as fibras óticas eram utilizadas como guias de transmissão de sinais óticos e operavam entre distâncias limitadas, pois apresentavam grande perda de luz na transmissão e alto calor que os lasers produziam e tinham problemas com as emendas. Contudo, em meados dos anos 70, ocorreu um aprimoramento significativo das técnicas ópticas utilizadas, e devido a isso, tornou-se possível a monitoração de grandezas e a troca de informações a longas distâncias. No Brasil a fibra óptica foi introduzida apenas em 1977, após grandes pesquisas, realizadas na sua maioria pela UNICAMP.

CAMPINA GANHA A SUA PRIMEIRA TV A CABO

Com a chegada da BRISANET em Campina Grande a cidade passa a ser base para um projeto de comunicação regional, que atenderá os estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba. Trata-se da ANTV. A emissora integrará a grade da BRISANET TV a Cabo (com fibra óptica) nos municípios atendidos pela empresa. O canal que terá a frente o publicitário e radialista campinense Abílio José entrará em fase experimental ainda no próximo mês de maio. A partir da próxima semana a emissora iniciará o processo de integração dos programas locais e regionais que atenderão áreas diversificadas. A ANTV terá sua sede base e centro de transmissão funcionando em dois endereços. Bairro de Nova Brasília onde já funciona a sede da empresa ARTCOM STUDIO, e na Avenida Severino Cruz, as margens do Açude Velho onde estão sendo finalizados mais dois estúdios. A ANTV será a primeira emissora a cabo de Campina Grande (canal sendo definido) e terá uma programação cem por cento voltada para o regional.

Da redação