Image nutri-696x540

Em aproximadamente 40 dias, o serviço de Nutrição do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, de Patos, vai ganhar novos equipamentos e um novo espaço para o preparo das refeições servidas aos pacientes, funcionários e acompanhantes da unidade de saúde. As obras que vão ampliar o refeitório e modernizar a cozinha industrial começaram a ser realizadas nesta semana. Essa é uma das ações de melhoria na unidade que o Instituto Gerir, que passou a administrar o Hospital em maio último, pactuou com a Secretaria de Saúde do Estado.

Enquanto as obras da cozinha e do novo refeitório estão sendo realizadas, apenas os lanches estão sendo produzidos no Hospital. Todas as demais refeições estão sendo feitas na cozinha industrial da Maternidade Dr. Peregrino Filho, que também integra a rede estadual de saúde. Segundo a responsável pelo setor de Nutrição do Hospital, Karen Folly, não há nenhum prejuízo de qualidade, quantidade ou segurança das refeições com essa logística provisória em função da obra. “O preparo das refeições segue todas as normas padrões, para garantir a qualidade do alimento até a sua entrega”, explica Karen.

O café da manhã, almoço e jantar, ou seja, todas as refeições cozidas estão sendo acondicionadas em quentinhas com divisões, que são hermeticamente fechadas após preenchidas. Apenas os pequenos lanches, que não necessitam de cozimento, são preparados em uma copa de apoio no Hospital Regional. No almoço, as quentinhas têm, aproximadamente, 450g a 500g e no jantar 400g. São servidas cerca de 700 refeições/dia no Hospital, entre café da manhã, almoço, jantar e lanches.

A distribuição das refeições no hospital começa às 7h, com a entrega do café da manhã para paciente e acompanhantes. Às 8h, acontece o café da manhã para os funcionários e as 9h30 é servido um lanche da manhã aos pacientes. Ao meio dia é feita a entrega do almoço para todos. Às 15h, começa a ser servido o lanche dos pacientes, às 18h30, é servido o jantar dos pacientes e, em seguida, às 19h30, o jantar dos funcionários. O serviço de nutrição do dia é finalizado somente às 20h30, com a entrega da última refeição do dia que é a ceia dos pacientes.

De acordo com nutricionista responsável pelo serviço, todo o cardápio é mudado a cada 30 dias, sempre com o objetivo de ofertar produtos de qualidade e refeições balanceadas, nutritivas e saborosas. Onze profissionais, sendo cinco copeiras, três auxiliares de cozinha, um cozinheiro, um auxiliar de serviços gerais e uma nutricionista por plantão, são responsáveis pelo serviço, que é acompanhado por nutricionistas.