Image painel

O Terminal de Integração de Campina Grande vai receber a instalação dos primeiros painéis com horários de chegadas de ônibus. A tecnologia será implantada em fase teste primeiramente no local para que a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) do município possa avaliar a possibilidade de colocar os equipamentos em outros pontos da cidade.

Os seis painéis com cerca de 49 polegadas terão os horários de aproximação dos ônibus, conforme já acontece com o aplicativo “Bora Bus”, que informa os usuários da previsão de chegada do transporte coletivo. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (19) pelo superintendente da STTP, Félix Neto, ao ClickPB. Ele relatou que Campina Grande foi a sétima do Brasil a instalar a tecnologia de rastreamento dos ônibus por GPS.

Félix Neto fez um balanço da reunião dessa quarta-feira (18) com o prefeito Romero Rodrigues, onde foi apresentado um levantamento das ações do órgão em Campina Grande.

De acordo com o dirigente, nos últimos seis meses, foram implantados 7 mil² de sinalização horizontal, 700 placas de sinalização vertical e 80 faixas de pedestre com fita termoplástica, que tem mais durabilidade. Para os próximos seis meses, estão previstos 12 mil² de sinalização horizontal, 600 placas de sinalização vertical no conjunto Aluísio Campos e 100 novas faixas de pedestre.

O superintendente falou da chegada de sete novos ônibus prevista para setembro, somados aos sete novos recebidos em junho e da entrega do posto da Polícia Militar no Terminal de Integração campinense.

Outras metas da STTP são a ampliação do sistema de monitoramento de câmeras e a retomada do plano de operação para redução de acidentes, que é o “Mais Vida”. Esse programa consiste no posicionamento dos agentes nas vias onde houve mais mortes e nos corredores de maior volume de acidentes.

Campina eleita a melhor do Brasil em mobilidade

Sobre o ranking mundial que avaliou Campina Grande como a melhor do Brasil em transporte, Félix Neto disse que foi uma surpresa para a cidade estar nessa avaliação mundial e revelou dados sobre o assunto, os quais, segundo ele, contribuíram para o bom desempenho do município no ranking. “Campina Grande possui tempo médio de engarrafamento dos ônibus de 16 minutos, tempo médio de espera nas paradas de 24 minutos e a maior rota do transporte coletivo tem duração de uma hora e oito minutos.”