Image detran

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) realiza, a partir desta terça-feira (18) até 25 de setembro, a programação da Semana Nacional de Trânsito (SNT). Nesse período serão realizadas atividades diárias com o objetivo de sensibilizar o cidadão de sua importância na construção de um trânsito mais seguro.

Com o tema “Nós somos o trânsito”, a SNT busca envolver diretamente a sociedade e promover uma melhor reflexão da importância que cada cidadão tem em relação à mobilidade urbana. Este ano, a campanha busca lembrar os riscos da combinação de álcool e direção, propondo que as atividades sejam baseadas no lema do Observatório Nacional de Segurança Viária “Quando você bebe e dirige, alguém sempre se machuca”.

A abertura acontecerá às 9h, na sede do Detran em Mangabeira, presidida pelo superintendente Agamenon Vieira e com a presença de autoridades convidadas. De acordo com a programação, ainda terá a participação do coordenador do Núcleo de Políticas Públicas do Ministério Público da Paraíba, procurador Valberto Lira, que fará palestra sobre a integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito.

Em seguida, o diretor do Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes (Campina Grande), Geraldo Antônio de Medeiros, irá expor sobre o volume e gravidade dos acidentes de trânsito, especialmente os que envolvem motocicletas. Ao longo da semana, sob a coordenação da chefe da Divisão de Educação de Trânsito, Abimadabe Vieira, a programação contará com palestras em escolas, blitz em parceria com a Operação Lei Seca, blitz educativas, visitação à sede do Detran e visita solidária às vítimas de acidentes de trânsito que se encontram hospitalizadas.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO – ANO 2018

“Nós somos o trânsito”

Quando você bebe e dirige, alguém sempre se machuca

Dia 18/09 (terça-feira)          

Abertura da Semana Nacional de Trânsito

Local: Sede do Detran em Mangabeira

Horário: 9h

Atividades: Abertura realizada pelo superintendente do Detran, Agamenon Vieira, apresentação da Campanha do Observatório Nacional de Segurança Viária “Quando você bebe e dirige, alguém sempre se machuca” e palestras de autoridades convidadas.

 Dia 19/09 (quarta-feira)

Visita às vítimas de acidentes de trânsito

Local: Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande.

Horário: 9h às 18h

Dia 20/09 (quinta-feira)                        

Palestra sobre educação e segurança no trânsito

Local: Escolas das redes de ensino em João Pessoa e Santa Rita

Horário: 8h às 17h

Dia 21/09 (sexta-feira)                    

Visita de estudantes ao Detran

Local: Sede do Detran em Mangabeira

Horário: 9h às 11h

Atividade: Visitação guiada às instalações do órgão; as crianças também assistirão palestras e oficinas sobre normas e condutas no trânsito.

Dia 22/09 (sábado)                        

Blitz em parceria com a Operação Lei Seca e órgãos de segurança de trânsito

DIA 23/09 (domingo)                    

Acompanhamento de blitzen da Operação Lei Seca em bares e restaurantes da orla de João Pessoa.

Dia 24/09 (segunda-feira)           

Blitzen educativas

Local: Principais bairros e avenidas de João Pessoa, a exemplo de Mangabeira, Geisel, Valentina de Figueiredo, José Américo e Cruz das Armas.

Horário: 7h às 11h

Atividade: Realização de atividades educativas nas avenidas consideradas com maiores índices de acidentes, com o propósito de orientar motoristas, motociclistas e pedestres.

Dia 25/09 (terça-feira)            

Encerramento

Local: Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa

Horário: 7h às 12h

Atividade: Visita solidária e palestra, em parceria com demais órgãos estaduais de trânsito.