Image 837be9f1e8e99c16727e4ba200f809232884f8bb1-696x422

A agência espacial americana anunciou nesta quinta-feira (5) que espera o primeiro voo de um foguete SpaceX com dois astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS) para junho de 2019, o que seria um marco.

Um voo tripulado em uma nave projetada pela Boeing deve segui-lo em agosto de 2019, segundo a Nasa.

O calendário sofreu muitos adiamentos, como acontece frequentemente no campo do espaço. A Nasa agora pretende informar mensalmente sobre esses prazos.

“No entanto, as datas de lançamento continuam incertas, e prevemos que elas poderão mudar à medida que nos aproximarmos dos lançamentos”, disse Phil McAlister, diretor de voos privados da Nasa.

“Esses são novos dispositivos, e as equipes de engenharia ainda têm muito trabalho a fazer antes que os sistemas estejam prontos para voar”, acrescentou.

Ambos os voos são considerados testes: os dois astronautas transportados por cada sistema passarão duas semanas a bordo da ISS e depois retornarão à Terra.

A longo prazo, a Nasa usará a SpaceX e a Boeing para levar os astronautas à ISS para missões regulares, que duram cerca de seis meses.

Antes desses dois testes tripulados, a SpaceX realizará um voo não tripulado em janeiro de 2019 e a Boeing, em março de 2019.

A SpaceX usará seu foguete Falcon 9, no topo do qual a cápsula Crew Dragon será anexada.