Image prova-do-enem
Caneta transparente de tinta preta e documento de identificação são objetos obrigatórios no Enem 2018

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado nos dois próximos domingos, dia 4 de novembro (04/11) e 11 de novembro (11/11). Os materiais pré-definidos como obrigatórios para levar no dia da prova são canetas esferográficas de tinta preta fabricadas em material transparente e documento oficial de identificação com foto. Além deles, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) indica que o cartão de confirmação, que tem informações sobre o local de prova, também seja portado pelo participante.

Se acontecer do aluno chegar ao local de aplicação do exame sem um documento válido, ele poderá pedir para alguém entregar a carteira de identificação enquanto aguarda do lado de fora do espaço. Não será aceito documentos em formato eletrônico. Caso o estudante perca ou tenha o documento roubado, um Boletim de Ocorrência (B,O) registrado, há no máximo 90 dias do primeiro domingo de provas, deve ser apresentado.

Sobre o porte de celular ou outro equipamento eletrônico, a regra adotada pelo Enem é de que eles devem ser desligados e guardados em um envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador da prova. Depois de lacrado, o envelope será identificado e mantido embaixo da carteira durante a realização do exame. Somente após a saída o porta-objetos poderá ser deslacrado.
Devido à duração extensa da prova, com até 5h30min de aplicação, o participante também pode levar alimentos e bebidas para a sala. Opções leves e práticas, de fácil manuseio, são as mais indicadas. Água também é a bebida mais recomendada para ser consumida durante a prova.
Quais documentos são válidos como identificação?
– Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
– Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados;
– Protocolo Provisório de Solicitação de Refúgio emitido pelo Departamento de Polícia Federal;
– Carteira de Registro Nacional Migratório;
– Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
– Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
– Carteira de Trabalho e Previdência Social;
– Certificado de Dispensa de Incorporação;
– Certificado de Reservista;
– Passaporte;
– Carteira Nacional de Habilitação com fotografia;
– Identidade funcional.
O que é proibido levar para o Enem?
– Borracha;
– Caneta de material não transparente;
– Corretivo;
– Dispositivos eletrônicos (wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, gravadores, pen drive, mp3, relógio, alarmes).;
– Fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens;
– Impressos e anotações;
– Lápis;
– Lapiseira;
– Livros;
– Manuais.
Com O POVO Online