Image buch-696x418

Causas da morte não foram informadas; o 41º líder do país sofria de Parkinson e tratava uma infecção no sangue

Morreu, aos 94 anos, o ex-presidente dos Estados Unidos George H. W. Bush. A notícia da morte do 41º líder norte-americano foi compartilhada pelo filho, o também ex-presidente George W. Bush, em um perfil nas redes sociais no fim da noite desta sexta-feira, horário local dos EUA: “Jeb, Neil, Marvin, Doro e eu anunciamos com tristeza que, depois de 94 anos extraordinários, nosso querido pai morreu”, diz um trecho do comunicado. As circunstâncias da morte não foram informadas, mas Bush sofria de Parkinson e foi internado, em abril, para tratar de uma infecção que se espalhou pelo sangue.

A morte ocorreu menos de oito meses depois da de sua esposa, Barbara Bush, de 92 anos. Os dois ficaram casados por 73 anos, no que se tornou o casamento mais duradouro da história da presiência dos Estados Unidos. O ex-presidente ocupou a Casa Branca entre 1989 e 1993.

“Jeb, Neil, Marvin, Doro e eu anunciamos com tristeza que, depois de 94 anos extraordinários, nosso querido pai morreu. George H. W. Bush era um homem do mais alto nível e o melhor pai que um filho ou filha poderia pedir. Toda a família Bush é profundamente grata por sua vida e amor, pela compaixão daqueles que se preocuparam e oraram pelo papai, e pelas condolências dos amigos”, diz o texto.

Republicano, Bush se destacou durante seu único mandato por ter decidido pela intervenção das forças norte-americanas no Iraque durante a guerra do Golfo, depois que as forças de Saddam Hussein invadiram o Kuwait. Antes de ocupar a presidência, ele foi vice-presidente durante os oito anos da administração Reagan, diretor da Agência Central de Inteligência (CIA) e congressista.

George Herbert Walker Bush nasceu em Milton, Massachusetts, em 12 de junho de 1924. Pouco depois, sua família, que era muito rica, mudou-se para o subúrbio de Nova York, onde ele foi criado. Bush estudou em escolas privadas, foi líder estudantil e, após se formar no ensino médio, alistou-se no exército para servir na Segunda Guerra Mundial.

Com O Globo