Gestores de 11 hospitais da Paraíba participam de Projeto de Desenvolvimento Gerencial em parceria com HCor - image gestores on https://antv.news

Começou nesta sexta-feira (11) à tarde a terceira oficina do Projeto de Desenvolvimento Gerencial integrado da linha de atenção às urgências no ambiente intra-hospitalar (Proadi/MS). O objetivo é oferecer formação continuada aos gestores da Rede Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (SES), repercutindo no melhor cuidado das pessoas. Estão participando gestores de 11 unidades hospitalares do estado. A oficina está acontecendo na Espep, em Mangabeira, até este sábado (12), das 8h às 17h30. Nesta sexta-feira, as atividades ocorrem até as 22h.

O especialista convidado é o médico sanitarista Daniel Beltrammi. Especialista em gestão hospitalar e de Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas – SP, atualmente, é professor de Medicina na Universidade Municipal de São Caetano do Sul – SP e autor do blog Saúde Sem Fronteiras.

“Nós estamos cuidando das pessoas ou apenas tratando doenças? Trago questionamentos como este para provocar diálogos e, a partir deles, incentivar melhorias que não necessitam de atitudes mirabolantes. Só precisam acontecer utilizando o que já tem nos hospitais, por meio de atitudes e, principalmente, de muito cuidado com o outro, tanto com o paciente e também com o colega de trabalho”, declarou.

Daniel elogiou a iniciativa do Governo da Paraíba de oferecer formação continuada para os gestores. “O gestor precisa ter oportunidade de formação e o Governo da Paraíba merece aplausos por este gesto de gigantesca inteligência que vai repercutir na melhoria do atendimento aos pacientes”, disse.

Para o diretor de Ensino, Pesquisa e Inovação do Hospital Metropolitano, Mário Toscano, o projeto tem como objetivo ajudar os hospitais a melhorar os processos dentro das unidades da Rede Estadual. “Com isso, alcançaremos uma assistência cada vez melhor aos usuários do SUS no estado”, observou.

“Participar deste projeto é uma oportunidade de alinhar a teoria com a prática no sentido de fortalecer as emergências para que a rede oferte cada vez mais atendimento eficaz, eficiente e humanizado”, falou a diretora do Complexo Hospitalar de Patos, Liliane Sena.

As 11 unidades da Rede Hospitalar da Paraíba que participam do Projeto, que qualificará 135 profissionais, são: Edson Ramalho, Arlinda Marques, Hospital Regional e Maternidade Peregrino Filho, ambos de Patos, Hospitais Regionais de Cajazeiras, Sousa e Piancó, Traumas de João Pessoa e de Campina Grande, Hospital Metropolitano e Maternidade Frei Damião. A Paraíba é o 10º estado a participar do Projeto.

O Projeto de Desenvolvimento Gerencial conta com um total de 210h de qualificação. Os núcleos temáticos do projeto serão divididos em três eixos: gestão hospitalar; gestão clínica e atenção a urgências no ambiente intra-hospitalar e rede de atenção às urgências no âmbito do SUS.

A estrutura pedagógica envolverá a realização de seis encontros presenciais por mês, nas sextas (tarde e noite) e sábados (manhã e tarde), sendo disponibilizados na sequência mais dois encontros nas unidades participantes, mediante distribuição da estrutura do HCor em cada serviço, e posteriormente mais três meses para monitoramento de todo o processo, que será finalizado com um evento para apresentação dos resultados por parte do HCor para gestão estadual e a rede hospitalar.

ses gestores de 18 hospitais participam do projeto do HCor foto ricardo puppe (3)
ses gestores de 18 hospitais participam do projeto do HCor foto ricardo puppe (4)
ses gestores de 18 hospitais participam do projeto do HCor foto ricardo puppe (5)
ses gestores de 18 hospitais participam do projeto do HCor foto ricardo puppe (1)
ses gestores de 18 hospitais participam do projeto do HCor foto ricardo puppe (2)

Com Assessoria