Nesta segunda-feira (28), choveu em três horas no Recife o esperado para 21 dias, segundo a Defesa Civil da capital.

Recife registrou, em três horas nesta segunda-feira (28), o equivalente a 21 dias de chuva, de acordo com a Defesa Civil da capital. O temporal alagou parte do saguão do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul da cidade.

O atendimento nos Juizados Especiais e no Tribunal de Justiça de Pernambuco teve que ser suspenso por conta da forte chuva. O Shopping Recife, em Boa Viagem, na Zona Sul, também foi atingido pelos alagamentos.

Imagens enviadas ao WhatsApp da TV Globo mostram a água descendo como uma cachoeira em frente a um café, perto da área de embarque do aeroporto. Os funcionários tiveram que afastar as mesas às pressas para salvar os móveis.

“Estávamos atendendo, normalmente, e nos deparamos com a água caindo, muito forte, em algumas mesas. Tivemos que leva-las para dentro, porque já estava molhando alguns clientes. Gerou um certo transtorno, principalmente para a parte de atendimento”, conta Leandro, que é funcionário de um café no saguão do aeroporto.

Nos guichês de uma companhia aérea, foi preciso cobrir os equipamentos para protegê-los. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que calhas de drenagem foram deslocadas pela chuva forte e realiza reparos na estrutura. “O problema não afetou as operações de embarque e desembarque de passageiros”, afirmou em nota.

Dentro do Shopping Recife, a água começou a entrar antes mesmo da abertura do centro comercial. Os funcionários se esforçaram para enxugar os corredores. A assessoria do shopping informou que o ocorrido não afetou o funcionamento do local, que operou normalmente nesta segunda-feira (28).

Ainda na Zona Sul, a chuva afetou o prédio onde ficam os Juizados Cíveis do TJPE. Os corredores do Tribunal de Justiça, na Praça da República, bairro de Santo Antônio, Centro do Recife, também foram tomados pelo alagamento. O tribunal afirmou que a sede e os juizados especiais atendem normalmente na terça-feira (29).

Chuva forte

Ao todo, foram 70 milímetros acumulados durante a manhã. Trânsito intenso e quedas de árvores também foram registrados na Região Metropolitana. No Recife, uma cobra foi capturada por comerciantesnuma área alagada.

ASSISTA

https://youtu.be/DoyQhSMAH4U

Com G1 e Globo Recife